domingo, 8 de junho de 2008

Série IRONMAN (1) - História

O Ironman Brasil é a maior prova de triathlon da América Latina, disputada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Vem sendo praticada no país desde 1982 e conta atualmente com cerca de 1250 atletas, representando 43 países. É uma prova esportiva cujo seu percurso envolve 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida. Sua magnitude atrai cada vez mais investimentos, trazendo uma relevante contribuição para o esporte brasileiro. A etapa nacional do Ironman é o único classificatório na América Latina para o Mundial Ironman, no Havaí, disponibilizando 50 vagas.

A primeira prova de Ironman foi disputada no Havaí (EUA) em 1978 e teve a participação de 15 super atletas, dos quais apenas 12 completaram a etapa. A competição foi idealizada pelo norte-americano John Collins e acabou se definindo como uma prova de superação de limites e muita persistência.

O circuito Ironman é disputado todo o ano e envolve pessoas de diversos países, seja através da organização de provas ou da participação de atletas. São 26 seletivas divididas pela Europa, Ásia, Oceania, África e Américas que definem 1500 competidores para a final na Ilha de Kona, no Havaí.

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário: