sexta-feira, 11 de abril de 2008

Brincadeira levada à sério

O disco (Frisbee), se originou em uma fábrica de tortas americana, chamada Frisbie's, onde os funcionários ficavam brincando de arremessar a forma da torta um para o outro.

O Ultimate, como é conhecido, é um esporte praticado com um disco de 175 gramas, que combina a agilidade do Futebol Americano com a marcação do Basquete.

O objetivo do jogo é apanhar o Frisbee em uma Zona de Gol (End Zone do Futebol Americano), onde duas equipes de 7 jogadores cada, competem para marcar o maior número de gols possíveis.

Os integrantes da equipe atacante passam o Frisbee de jogador para jogador. Ao recebê-lo, devem fixar um pé de pivô (ao estilo do Basquete) e passá-lo antes de 10 segundos. Os integrantes da equipe de defesa devem impedir que os atacantes recebam o Frisbee na Zona de Gol.

Este é o único esporte no mundo que não possui árbitros. Existem regras que são utilizadas como guia para a sua prática. Entretanto, as regras nunca são violadas internacionalmente pelos jogadores, pois existe um código de honra e respeito mútuo entre todos. Claro que o esporte de alta competitividade é estimulado, mas nunca a custa da perda destes valores. Isto é o que chamamos de Espírito de Jogo.

FOTOS: MAIARA RAUPP

Um comentário:

MMMarcelo disse...

Ôôôia, que este blog tá ficando cada vez melhor, Mainha! Lançar FRISBEE já virou mania na rua que moro. Hoje, eu e a molecada lançamos por um bom tempo. Amanhá se não tiver chovendo, a coisa vai rolar novammente. Qualquer dia vamos marcar pra você e o Chico nos visitar. Um beijão!